INSS 2013: Análise, recursos e comentários da prova aplicada

inssLOGO

Bom dia, queridos alunos, colegas e leitores do blog do AGORA+ EAD Concursos.

Abrimos esse post a fim de receber a análise, comentários e possíveis propostas de recursos da prova aplicada no último domingo, dia 13/10, para o concurso do Instituto Nacional do seguro Social.

logo

Atualizaremos o post a cada envio dos nossos professores.

O espaço está à disposição para comentários e colocações.

Um abraço.

Equipe AGORA+ EAD Concursos

***

Língua Portuguesa | Prof. Pólux Martins
Prova bastante acessível, com predomínio de conteúdo morfológico e semântico. Diria que mais de 90% do conteúdo do edital não foi abordado.

O conteúdo de todas as questões foi trabalhado em minhas aulas, com destaque para a de número 1, que abordava o comercial “Skol, a cerveja que desce redondo”, exemplo citado e analisado por mim em uma das aulas de morfologia. Não há recursos possíveis.
***

Informática | Prof. Roberto Andrade
Gabarito comentado pelo professor. Clique no link abaixo e faça o download dos comentários.

>>> Gabarito comentado de Informática <<<

***

Ética no Serviço Público | Prof.ª Martha Messerschmidt

 ANALISTA – INSS – ADMINISTRAÇÃO E DIREITO

Observação: As duas provas apresentaram a mesma sequência, inclusive numérica, de questões sobre Ética no Serviço Público, portanto, têm o mesmo gabarito.

Questão 11

De acordo com o Decreto Federal nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, a Comissão de Ética Pública será integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, sendo eles designados pelo

A) Advogado Geral da União.

B) Controlador Geral da União.

C) Secretário de Assuntos Estratégicos.

D) Presidente da República.

E) Ministro da Justiça.

GABARITO – D, segundo artigo 3º, Decreto 6.029/2007

- Sem possibilidade de recurso.

Questão 12

A atuação da Comissão de Ética Pública, com vistas à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal, poderá ser provocada

A) por qualquer cidadão.

B) somente pelo dirigente máximo da entidade.

C) somente por agente público.

D) somente por agente público e por entidade de classe.

E) somente por membros de comissões setoriais de ética.

GABARITO – A, segundo artigo 11, Decreto 6.029/2007

- As demais alternativas estão incorretas pela utilização do SOMENTE, que exclui a iniciativa por parte da pessoa jurídica de direito privado, por exemplo (art. 11, Dec. 6.029/2007).

- Sem possibilidade de recurso.

Questão 13

É vedado ao servidor público

A) facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.

B) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

C) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público.

D) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.

E) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

GABARITO – B, segundo alínea ‘e’, do inciso XV, Decreto 1.171/94.

- As demais alternativas tratam de alguns dos principais deveres do servidor público, previstos no inciso XIV, Dec. 1.171/94, portanto, incorretas.

- Sem possibilidade de recurso.

Questão 14

Constitui, dentre outros, dever fundamental do servidor público

A) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

B) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.

C) tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

D) usar de artifícios para procrastinar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral.

E) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço em benefício próprio.

GABARITO – A, segundo alínea ‘e’, do inciso XIV, Decreto 1.171/94.

- As demais alternativas tratam de algumas das vedações do servidor público, previstas no inciso XV, Dec. 1.171/94, portanto, incorretas.

- Sem possibilidade de recurso.

Questão 15

Coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal constitui competência da

A) Coordenadoria Superior de Ética Governamental.

B) Comissão de Ética Pública.

C) Subsecretaria de Direitos Humanos.

D) Controladoria Geral da União.

E) Comissão Especial de Avaliação Institucional.

GABARITO – B, segundo inciso IV, artigo 4º, Dec. 6.029/2007.

- Sem possibilidade de recurso. 

 ***

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About these ads

Sobre Editor

Professor / Editor do blog.

Publicado em outubro 14, 2013, em +Concursos Federais, INSS e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 26 Comentários.

  1. Rodrigo Oliveira

    Boa Tarde! Gostaria muito dos comentários das questões específicas de informática. Alguma previsão?

  2. Concurso Analista INSS – ASC-ADMIN-04 (Regional Sul)
    Estou buscando argumentos para alteração de gabarito e/ou anulação das seguintes questões, de Conhecimentos Específicos:

    Questão 50 – tem duas respostas corretas e iguais, sendo as alternativas A e C.

    Questão 51 – Sobre Gestão de Escopo de projeto – onde pesquisei (PMBOK), meu entendimento é de que a Gestão do Escopo volta-se para o PROJETO e não para o produto, logo, a alternativa correta seria a letra E, ao invés de C que consta no gabarito.

    Questão 60 – sobre orçamento participativo – duas proposições versam sobre o assunto, sendo que a PRIMEIRA menciona que “homens e mulheres”, supostamente os cidadãos, participam no planejamento, na fiscalização e na deliberação das DESPESAS e RECEITAS de um orçamento público (ESTÁ INCORRETO, POIS PARTICIPAM APENAS PARA AUXILIAR NA DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES DE INVESTIMENTOS). Na SEGUNDA proposição, induzindo que fosse justificativa da primeira, mas com texto confuso, não menciona a quem toma decisões sobre a execução do do orçamento (que também compreende, intrinsecamente as receitas), ou seja, não menciona a participação dos cidadãos, logo a proposição também está incorreta. O gabarito da prova está como alternativa A, indicando que as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. A alternativa correta deverá ser a letra E – as duas afirmações são proposições falsas.

    Questão 64 – ” A pessoa que exerce influência sobre outra pessoa ajudando-a a desenvolver-se em sua carreira, ser competente, melhorar seu desempenho, sistematizar suas idéias, construir caráter sólido, exercer liderança, comprometer-se com a empresa, estabelecer relações interpessoais duradouras, ser ética e expandir sua visão de mundo com o propósito organizacional de provocar mudanças em seu pessoal é chamado de:
    (B) Mentor – Alternativa que considero correta, pois o enunciado da questão sugere uma pessoa próxima, o que, permite efetivamente exercer influência e as ajuda mencionada. pode ser um chefe, um colega, um amigo…

    (C) Guru – Alternativa do gabarito atual – em minha opinião, o Guru é uma “referência” e normalmente não é uma pessoa próxima e essa referência tem influências que agem na amplitude espiritual/transcedental – alguém distante.

    Aguardo contribuições e críticas para compor os referidos recursos. Por favor corrijam-me, se eu estiver equivocado.

    Abraços

    • Luís Thiago R Silva

      Olá, Luiz.
      Na questão 51, também fui de E mas não sei como embasar um argumento.

      Na questão 64, concordo que a resposta correta é a B.

      Vergara diz que “guru é a quem as pessoas seguem incondicionalmente por tratar-se de temas mais subjetivos e místicos”, os gurus exercem influência na área da qual faz parte, administração por exemplo, de forma geral, global, e não “com o propósito organizacional de provocar mudanças em seu pessoal” como expresso na questão.

      As características da questão estão presentes em literaturas de diversos autores, como Lyons, Goldsmit, Shea, Kram e Vergara, ao se referirem aos mentores, cada um apresentando algumas das características ou funções. Mas ambos concordam que os mentores são pessoas próximas ao mentorado.
      Segundo Shea (2001, p. 6) “mentores são indivíduos que exercem em nós influência auxiliadora”

      SHEA, G. F. Mentoring: Como Desenvolver o Comportamento Bem-Sucedido do Mentor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001

      • Boa noite Luis,

        segue texto sugerido por um usuário do blog aprova concursos:

        QUESTÃO 51: SUGESTÃO DE RECURSOS

        Inicialmente, a banca apontou a letra (C) como resposta da questão 51.

        Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta Banca, requer a ponderação de que o PMI – Project Management Institute considera tanto o escopo do projeto quanto o escopo do produto incluído na Área de Conhecimento de Gerenciamento do Escopo (ver definições PMI abaixo anexo no embasamento). Sendo que o escopo do projeto consiste em todo o trabalho que precisa ser realizado para a entrega do projeto, incluindo-se naquele o escopo do produto. (Ver definições da Rita Mucalhy em anexo)

        Considerando o enunciado da questão nota-se que a questão refere-se especificamente a Gestão do Escopo do Projeto (2a. oração): “Nesse sentido, a Gestão do Escopo exerce fundamental importância cuidando para que não haja desvio durante o ciclo de vida do projeto, executando aquilo, e somente aquilo, incluído no escopo”

        Importante também destacar que a alternativa C reforça a ênfase para o escopo do produto e somente em parte para o projeto; Logo este fato descaracteriza o gerenciamento do escopo do projeto, tornando a alternativa C inválida.

        Tendo em vista os aspectos descritos acima solicito a alteração da questão para a alternativa E.

        Embasamentos:

        1) Definições PMI – Livro – “PMBOK Guide 4th edition – versão Português”, Capítulo 5 -Gerenciamento do escopo do projeto:

        “…
        No contexto do projeto, o termo escopo pode se referir ao:
        – Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado; e/ou
        – Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas
        …”

        2) Definições Livro “Prepatório para o Exame de PMP”. Rita Mulcahy, Sexta Edição – RMC Publications, Inc
        “…
        Escopo do produto – O escopo do produto é outra forma de dizer “requisitos relacionados ao produto do projeto” …
        Escopo do projeto – Este é o trabalho que o projeto realizará para entregar o escopo do produto ou o produto do projeto…
        Tricks of the Trade: O gerenciamento do escopo envolve gerenciar os escopos do produto e do projeto. Tenha muito cuidado aqui para observar qual palavra é usada nas questões do exame. A resposta a uma questão sobre o escopo do produto é diferente da resposta a uma questão sobre o escopo do projeto.
        …”

        VOU ME BASEAR NESSAS INFORMAÇÕES E INTERPOR RECURSO TAMBÉM.

        Abraço

  3. Rodrigo Oliveira

    Concurso Analista INSS – ASC-TEINF
    Preciso de argumentos para montar recursos para as questões 60, 63 e 68 de TI:

    Questão 60. Item III.
    III – O algoritmo MRU (menos recentemente usada) não pode ser implementado sem hardware especial.

    Entendimento: A tarefa de implementa-ló é trabalhosa mas possível. Ele pode ser implementado de uma maneira mais simples com um contador de 64-bits que é incrementado automaticamente após cada instrução e a tabela de paginas deve ter um campo extra para armazenar o valor do contador. O valor é então armazenado neste campo correspondente à pagina que acabou de ser referenciada. Quando o corre a falta o S.O. examina esse campo e substitui a pagina que tiver o menor deles.

    Questão 63.
    De acordo com a Free Software Foundation (FSF):

    Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

    (liberdade 0): A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
    (liberdade 1): A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito;
    (liberdade 2): A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo;
    (liberdade 3): A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros.

    Um programa é software livre se os usuários possuem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando uma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo.

    A liberdade de redistribuir cópias deve incluir formas executáveis ou binárias do programa, bem como o código-fonte, tanto da versão modificada quanto da inalterada. (Distribuir programas em formato executável é necessário para sistemas operacionais livres e convenientemente instaláveis.) Não há problemas se não for possível produzir uma forma binária ou executável (pois algumas linguagens de programação não suportam este recurso), mas deve ser concedida a liberdade de se redistribuir nessas formas caso seja desenvolvido um meio de criá-las.

    Ou seja, a letra D também corresponde a uma liberdade do software livre.

    Questão 68.
    A letra “C” também está correta:

    Em segurança da informação integridade significa ter a disponibilidade de informações confiáveis, corretas e dispostas em formato compatível com o de utilização, ou seja, informações íntegras.

    Agradeço desde já os comentários dos professores.

  4. Foi muito desogarnizado. a fiscal não sabia distribuir as provas. Eu e mais dois candidatos, fizemos a prova na classe destinada a portadores de
    necessidade especiais,, pois era isto que constava no documento impresso , que indicava
    a classe..A prova começõu com atraso devido a esta falha. Tinha questões de informatica
    ilegível.Tinham 7 alunos na minha classe, e só mandaram cinco provas. Isto foi numa classe,imagine a nivel de Brasil.

  5. Luiz, concordo com você! Errei as mesmas questões pelos mesmo argumentos que você mencionou. Você entrará com recurso?

  6. Alguém poderia comentar a prova de noções de administração!

  7. alguem poderia comentar a prova de direito previdenciario?

  8. Gostaria de um esclarecimento sobre a questão 09 da prova de português para área de DIREITO. A resposta dada pelo gabarito não traduz o que realmente se lê do texto. Para mim não teria nenhuma resposta certa. Obrigada.

    • Luís Thiago R Silva

      Quanto a questão 9, fiquei em dúvida entre as opções C e D, acabei marcando D e um professor de outro site corrigiu como sendo C a resposta correta. Mas analisando o gabarito da questão, vejo que se a mesma estivesse invertida seria a correta, dizendo “homem comum incapaz de entender a fala de cidadãos cultos e letrados”. A alternativa B estaria descartada, mas não sei se a C ou a D, ou ambas poderiam estar corretas.

  9. Boa Tarde! Senhores, gostaria de entrar com recurso da prova de INSS, área contabilidade, questões de informática, mas precisamente, porque estava muita apagada as questões n. 16 e 18, me prejudicou na leitura, tem como me ajudar em fazer esse recurso? Obrigada, Ione

  10. Alguém poderia, por favor, comentar a parte de Direito Constitucional? A questão 41 foi muito mal formulada!

  11. E a questão de português numero 09 e 10 com o gabarito B e A, respectivamente. Cabem ou nao recurso?

  12. Luís Thiago R Silva

    Gostaria de opiniões sobre a questão 70 da prova de Administração, sobre curva ABC.
    Eu marquei a alternativa B, pois me lembro que aprendi em minhas aulas que na Curva ABC poderia ser levado em conta o impacto que a falta de determinado item pode causar na empresa. Pesquisando, vi que esse entendimento condiz com o autor José Mexia Crespo de CARVALHO que diz que “A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto,” e vi, também, que vários artigos se baseiam nessa definição. Porém, o professor de um outro site considerou a E como correta, e nela diz “independente de seu impacto para a organização”. Acredito que alguns autores defendam a consideração do impacto e outros não. Sendo assim a questão poderia ser anulada?

  13. Boa noite sobre a prova de direito. A questao 30,34, 37, 40, ^61,63 e 64 para mim sao passiveis de recurso, gostaria de saber se alguem pretende entrar com recurso. Se alguem puder me ajudar. A questao 30 acredito que a resposta correta seria “B”.
    A questao 34 deveria ser cancelada ja que a emenda pode ser proposta por 1/3 dos membros da câmara ou do senado, e nao so da câmara (art.60, I da CF).
    a questao 37 tem duas respostas corretas que seria “A e D”, pois na constituicao fala seguridade social e nao previdencia. a previdencia e corrente entre Uniao e estados.
    A questao 40 pede a incorreta acredito que tb tem duas respostas correta as letras “D e E”, pois na alternativa Cdiz que cabe o instituto de direito administratiov na desapropriaçao e requisiçao e a questao E fala que nao cabe requisiçao, nesta caso ela esta incorreta tb.
    A questao 61 tb nao tem nenhuma opcao correta, ja que nao existe mais a aposentadoria por tempo de serviço (emenda 20/98).
    a questao 63 fala que e o maior de 14, mas o art.11 do Decreto 3.048/99, dispões que o maior de 16 anos. Na questao 64 diz que a resposta correta e a E, no entanto nenhum resposta estaria correta ja que servico social e reabilitacoa e para o segurado e dependente, Pessoal acho que esta questoes todos cabem recurso.

  14. fiz minha prova em Juazeiro do Norte Ce e achei as fiscais da sala muito despraradas no inicio disseram para desligar os celulares e colocar em um saquinho que elas lacravam , mas na minha frente estava um rapaz que rasgou o saquinho pra tirar um lápis e elas não reclamaram, os meus dois visinhos da direita copiaram parte do gabarito do rapaz que estava na minha frente e elas sequer perceberam pois estavam no fundo da sala e estranhei não andarem entre as filas ou permanecerem parte do tempo na frente , quem quizesse filar estava a vontade. se houve um tulmuto por causa da falta de prova do pessoal de fisioterapia e as provas sumiram todas as provas de juazeiro deveriam ser anuladas. não seria o certo?

  15. Caros editores / mestres,

    por favor auxiliem com sua análise (Administração – Conhecimentos Específicos):

    Questão 60:
    Sobre Orçamento Participativo…
    – a primeira afirmação menciona participação de “homens e mulheres” (o correto seria dizer dos cidadãos ou da comunidade ou do povo), pois certamente homens e mulheres poderiam ser os próprios servidores públicos de incumbidos de elaborar um orçamento… também menciona no planejamento, na fiscalização e deliberação das RECEITAS E DESPESAS (o correto seria dos INVESTIMENTOS). Afirmação FALSA.
    – a segunda afirmação ficou isolada… e menciona para que tomem-se decisões (QUEM??? – NÃO MENCIONA A PARTICIPAÇÃO POPULAR ou DO POVO OU DOS CIDADÃOES OU DA COMUNIDADE), tornando um conceito incompleto e, portanto a afirmação é FALSA.

    Então, o gabarito deve ser alterado para letra “E”.

    Aguardo comentários. Abraços.

  16. Que zona esta prova. Também houveram falhas aqui no sul.

  17. Já entrei com recursos em várias questões. Tem problema de digitação, impressão, alternativas com mesmas respostas, acredito que este concurso deveria ser anulado.

  18. Boa tarde!!

    Conhecimentos Específicos na área de Pedagodia.

    questão 53. As alternativas “A” e “D” estão corretas, visto que o “todas as diciplinas” e “Interdisciplinariedade” tem o mesmo significado.Os temas transversais citados na questão são temas da ciência e da cultura. Podem confirmar para mim???

  19. Boa tarde!!

    Conhecimentos Específicos na área de Pedagogia.

    Questão 67. A alternativa correta é a “D” visto que não existe ” diagnóstico da realidade” sem planejamento, ou seja, fora do planejamento. Podem confirmar??

  20. Há, sim, recursos possíveis na prova de Português, área Psicologia.

  21. Prezados, hoje foi divulgado o gabarito final e na carreira de Analista do INSS (formação Administração) foram anuladas 8 questões. Gostaria de saber como fica a pontuação: considera como se todos tivessem acertados essas questões?

  22. Bom dia,gostaria de ajuda para recurso para a prova de analista do inss realizada no dia 09/03/2014.noções do direito administrativo.

O espaço de comentários do blog pode ser moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 55.934 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: