PROVA TRT 4 SEGURANÇA – RECURSOS POSSÍVEIS

Olá, pessoal!
Disponibilizo aqui as provas do concurso para Técnico em Segurança do TRT4, realizadas no domingo passado, a fim de que todos possam comentá-las e apresentar sugestões de possíveis recursos. Os professores do Garra também estão fazendo suas análises e, se houver possibilidade de recurso, avisarei neste post.

Prova de Português
Ao contrário da prova de Português para técnico e analista do TRT4, em que o TRT e a FCC “inventaram” moda, talvez movidos por um desejo primitivo de se diferenciarem de todo o restante do País, dessa vez a prova seguiu a lógica das provas aplicadas pela organizadora em outras UFs: equilíbrio entre questões interpretativas e gramaticais, exigência dos conteúdos previstos no edital e bom-senso. Portanto, privilegiou-se aquele candidato que estudou, e tenho orgulho de dizer que quem assistiu às aulas EAD do Garra teve uma excelente preparação e deve ter-se lembrado muito delas durante a prova.
Não há recursos a interpor quanto à prova de Português.

Um abraço.
Prof. Pólux
Prova-A01-Tipo-001

About these ads

Sobre Editor

Professor / Editor do blog.

Publicado em maio 19, 2011, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. E nas outras, há recurso?

    • Carlos Henrique

      Vou recorrer:

      1) da questão dos procedimentos em comum dos ramos de segurança de incêndio e segurança física (nº 34 da Prova A01 Tipo 004;

      2) da questão da NR-23, que trata da presença de responsáveis só no horário das atividades (nº 35 da Prova A01 Tipo 004);

      3) da questão da NR-05, acerca da indicação do secretário (nº 41 da Prova A01 Tipo 004);

      4) e da questão do telefone do Corpo de Bombeiros, por considerar que não fazia parte do programa (nº 50 da Prova A01 Tipo 004).

      Abraços!

      • Carlos Henrique

        Questão 34, Prova A01 Tipo 004
        Essa questão pede que o candidato indique a “questão em comum” que envolve os segmentos de segurança de incêndio, “seguindo fielmente a NR-23″, e de segurança física.

        O gabarito aponta como correta a alínea ( A ), que trata do “dimensionamento das medidas de controle de acesso e circulação… catracas e cancelas”.

        Ora, a NR-23 nada fala acerca de medidas de controle de acesso e circulação, catracas e cancelas!

        Ou trocam o gabarito ou anulam a questão.

        Abraços!

      • Carlos Henrique

        Questão 35, Prova A01 Tipo 004.

        35. Após uma vistoria nos equipamentos de proteção e segurança (…)
        Está de acordo com a NR-23 a situação apresentada em:

        ( B ) A responsabilidade pelas atividades de combate (…)
        fora desse horário, a edificação permanece vazia,
        sem ninguém com tal responsabilidade.

        O gabarito preliminar aponta a letra ( B ) como correta.
        Não encontrei na NR-23 nenhuma previsão sobre a presença dos responsáveis somente no horário de funcionamento das atividades.
        Como o enunciado da questão exige a conformidade com a NR-23, delimitanto a matéria, a assertiva ( B ) não pode estar correta, pois não está prevista na referida norma.

        Se eu estiver errado, me avisem!!!
        []s.
        Carlos.

      • Carlos Henrique

        Questão 41, Prova A01 Tipo 004

        Com relação à questão da CIPA, li várias vezes a alínea apontada como correta no gabarito e comparei com o item 5.13 da NR-05. A redação da prova é confusa e dá margem à dupla interpretação, sendo passível de recurso.

        Como a norma determina que o secretário será indicado “de comum acordo com os membros da CIPA”, não dependeria de “aprovação dos representantes dos empregados”, já que eles mesmos participam do processo de indicação. Essa é uma interpretação, a qual torna a questão ANULÁVEL.

        A outra interpretação, que valida a questão, é entender que o “de comum acordo com os membros da CIPA” significa justamente a necessária “aprovação dos representantes dos empregados”.

        Acho que vale a tentativa de anulação da questão, mas tem que fundamentar muito bem!

        Abraços, Carlos.

      • Concordo plenamente com vc, acredito que a questão equivocou-se quando usou a expressão “APROVAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS EMPOSSADOS NA CIPA”, ela deveria ter usado a expressão MEMBROS DA CIPA, pois a mesma é composta por representantes do EMPREGADOR E EMPREGADOS.
        Acho que em cima destas argumentações vale tentar um recurso.
        Abraços
        Prof. Ceolin

      • Carlos Henrique

        TRT4 – Segurança – Recursos e Ranking:

        http://www.orkut.com/Community?cmm=114433514

      • Carlos Henrique

        Questão 35, Prova A01 Tipo 004.

        O enunciado diz que “Há um motociclista acidentado na rua de uma cidade” e não explica em que situação se encontra o motocilcista. De acordo com o “Manual Básico de Segurança no Trânsito”, disponível no site do DENATRAN (www.denatran.gov.br) o Resgate do Corpo de Bombeiros somente deve ser acionado quando se tratar de acidente com “Vítimas presas nas ferragens”, caso contrário o serviço a ser acionado é o SAMU, responsável pelo atendimento em qualquer tipo de acidente em via pública ou rodovia, ou, nas localidades onde não houver serviços próprios de socorro, deverá ser acionada a Polícia Militar.
        Ainda segundo o “Manual Básico de Segurança no Trânsito”, os serviços de resgate dos Bombeiros e do SAMU não apresentam números de telefones padronizados em todo o Brasil, relacionando “os telefones de emergência mais comuns”.

        Os telefones de emergência não fazem parte do conteúdo programático de Conhecimentos Específicos.

        Considerando que o edital previa apenas as “atitudes de socorrista”, sem exigir o conhecimento dos números de telefone de emergências, o conteúdo da questão extrapola o programa publicado, motivo pelo qual deve a questão 50 ser anulada.

      • Carlos Henrique

        Corrigindo, a argumentação é para a questão 50.

  2. “grau ínfimo” (português), não esta correta?

    • “Grau ínfimo” é bem diferente de “patamar mínimo”. Ínfimo significa reduzidíssimo, de pouca importância, de pouco valor, o que, no contexto, contraria o sentido original da frase.

      Um abraço.
      Prof. Pólux

  3. Recurso -Questão 36. “Fora do horário a edificação permanece vazia”. A Norma Regulamentadora Nº 23 afirma, em seu item de número 23.8.5, que: “As fábricas ou estabelecimentos que não mantenham equipes de bombeiros deverão ter alguns membros do pessoal operário, bem como guardas e vigias, especialmente exercitados no correto manejo do material de luta contra o fogo e o seu emprego.”.
    Ainda em seu texto, no item de número 23.8.1, lê-se tal afirmação: “Tão cedo o fogo se manifeste, cabe:
    a) Acionar o sistema de alarme;
    b) Chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros;
    c) Desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
    d) Atacá-lo, o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.”
    Com base no exposto, torna-se contraditória a alternativa “A”, que afirma:” A respon-sabilidade pelas atividades de combate a incêndio estão delegadas a parte dos ocupantes, principalmente os agentes de segurança física e patrimonial, que estão presentes na edificação somente no horário de funcionamento das atividades; fora desse horário, a edificação permanece vazia, sem ninguém com tal responsabilidade.”, visto que a NR-23 exige que se tenha pessoal capacitado para combate a incêndio(agentes de segurança física e patrimonial), BEM COMO guardas e vigias(empregados notadamente 24 horas por dia, justamente para preencher a lacuna dos agentes de segurança que “…estão presentes na edificação SOMENTE no horário de funcionamento das atividades..”). Desse modo, ficariam também impossibilitadas de serem executadas as atitudes do item 23.8.1 da NR-23, já que não estariam presentes tanto os agentes de segurança, quanto os guardas e vigias.

    Ainda, em prova anterior:
    TRT 18 de 2008 Téc.Jud.Esp.Segurança.
    35. O prédio do tribunal deve estar sob vigilância
    (A) ininterruptamente.
    (B) especificamente no período noturno.
    (C) nos fins de semana, principalmente.
    (D) de 2a a 6a feira, em especial.
    (E) apenas durante o dia, quando o movimento é maior.
    “gabarito = (A)”

    • Comentário do Prof. Ceolin:
      “Recurso acredito que sempre é válido, agora quanto ao êxito do recurso é que é um problema.
      Veja entendo que NR 23 não obrigaa as empresas, seja Tribunal ou qualquer outra empresa a ter vigilância física ( vigias e guardas ) durante 24 horas do dia. Entendo que a NR 23 não diz isso, e sim que na falta de bombeiros deve ser este pessoal treinado para o combate a incêndio, e que é de competência da própria empresa ou Tribunal, contratar segurança física ( vigias e guardas ) durante as 24 horas.
      Mas todo a argumentação é válida, não sei se o aluno irá obter êxito.

      Na argumentação ele cita uma questão em que o prédio do Tribunal, deve ter vigilância ininterrupta. Mas esta vigilância pode ser por meios eletrônicos ( alarme, câmaras de vigilância ) e não necessáriamente guardas e vigias .

      VOLNEI CEOLIN – MAJ QOEM”

  4. Olá, Prof. Pólux! E na parte de matemática o professor Neneco achou algum problema em alguma questão? Esta matéria é meu fraco e errei três. Se tiver algum furo na matemática iria ficar bem faceiro com um recursinho…rsrsrs.
    Abraço!!

  5. Até quando que deve ser postado no correio os recursos??

    • Pelo que entendi, seria segunda-feira, 23/5. É isso?

      Um abraço.
      Prof. Pólux

      • Poderiam nos passar os sites , blogs e outras formas de contatos com os professores. Assim nos facilitariam na busca por informações para os concursos.

        Agradeço.

  6. Prof Pólux e Prof. Volnei!! Estou precisando de recursos para as questões 33, 37 e 40 da prova tipo 2. Dá uma olhada nessas questões por gentileza.

    Questão 33 – Que pede a relação em comum entre segurança de incêndio e segurança física. Para mim, acho que a resposta dessa questão seria a “A”, onde fala “da existência de uma análise de risco, com a identificação e classificação dos riscos existentes na edificação”.

    Questão 40 – “Com relação às garantias e obrigações dos empregados previsto na NR-05, é correto afirmar: …..para mim acho que está errado o gabarito que a banca deu.

    Questão 37 – Estou tentando fazer um recurso da questão 37 – Prova tipo 2 (A questão de n° 37 pede o seguinte: “Com relação às formas de extinção de incêndio previstas na NR-23, é correto afirmar:”. )

    Gostaria que o senhor me descrevesse as diferenças entre:

    1) Extintor de espuma (que componentes químicos têm na água para ficar espuma)

    2) Agua pulverizada em forma de neblina (se tem algum componente químico nela, como que ela fica nessa forma pulverizada em forma de neblina)

    3) Água pulverizada (tem algum agente químico nela, como ela fica pulverizada)

    Obrigado, Professor!!

    Abraço.

  7. Rogério Castro

    Prof. André: A questão 45 fala em penalidade considerada pelo CTB, como opção correta a letra C(cassação da permissão para dirigir), o fato do poder executivo ter vetado o artigo 264 do CTB que trata desta penalidade por entender demasiadamente severa essa punição, não elimina essa penalidade?, na verdade a permissão permanece com o candidato mesmo após infrações, não existindo na prática cassação da permissão para dirigir.

  8. Gostaria de pedir auxílio do professor Volnei para me auxiliar em um recurso na questão 36. Para mim a questão A (sistema de alarme…) e B (a responsabilidade pelas atividades de combate a incêndio…) não estão em desacordo com a NR 23 e ainda acho que a alternativa “A” está mais fidedigna com a NR. Se possível solicito ajuda.

    • Tiaraju: creio que o Prof. Ceolin deixou uma resposta para algo parecido acima. Dá uma olhada se é.

      Um abraço.
      Prof. Pólux

  9. Pessoal, coloquei rascunhos dos recursos das questões que pretendo questionar na área de perguntas do curso TRT4.
    São apenas rascunhos que ainda vão ser editados e que eu vou postar amanhã a tarde.

O espaço de comentários do blog pode ser moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28.073 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: